//
Acrescente
Rio, Sons & Vibrações

Boca de Nego – primeiro álbum autoral do Grupo Maracutaia

Após dez anos de pesquisa e prática, Grupo Maracutaia lança “Boca de Nego”, primeiro álbum com repertório totalmente autoral. Inspirados na música popular brasileira, nos ritmos, cultura e religiões de matriz africana, o coletivo de música e dança faz a relação entre a rua, o popular e o sagrado.

Boca de Nego é o resultado de uma vigorosa necessidade autoral que se faz no momento da música carioca. As composições têm como matéria-prima os mistérios e toda maravilha do Ijexá, refletido através, principalmente, do Maracatu de baque virado e outras influência de matriz africana.

As músicas que compõem o álbum são inspiradas nos orixás e em suas práticas e de seus seguidores. Elas têm origem no espetáculo de mesmo nome que conjuga música e dança, apresentado em palcos de casas de espetáculo e também, nas ruas. São elas: Exú de Ifa / Mariana / Iara Negra / Logun Edé / Valongo / Ogum Massa / Orunmilá / Olhos Nus / Obatalá / Nanã / Boca de Nego.

“As músicas são a base musical do espetáculo, de mesmo nome, que une em cena músicos e bailarinas, orientados pela preparadora corporal Clarissa Feijó. O resultado é a construção de uma cena rítmica e performática, com expressões e potências particulares nascidas na união entre música e dança, dando vida às composições do álbum.”

Composto por 9 músicos e 3 bailarinas, o Maracutaia se baseou para “Boca de Nego”, em arranjos do bailijesá com congas, alfaias, agogô e agbês (xequerê), além de guitarra, ylu, moringa, caixa, ferros e pratos. Produzido por Mateus Bahiense e mixado por Marcos Suzano, o álbum acaba de ser lançado no site do coletivo musical: grupomaracutaia.com.br

#grupomaracutaia #bocadenego

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: