//
Acrescente
Arte, Estesia, Fotografia, Jornalismo

Ferro & Madeira – a força e a sabedoria africana em exposição

O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia exibe desde outubro a exposição Pau-Ferro: Uma poética tridimensional do artista Sérgio Soarez, com curadoria de Justino Marinho e Graça Teixeira. Segundo o site do artista, o trabalho traz a estética do candomblé e busca romper com as imagens/objetos típicas do consumo turístico na Bahia e inseridas na espetacularização comercial da religião. São relevos, esculturas e instalações que apresentam as relações entre a religiosidade afro-brasileira e o universo urbano. As imagens relêem rituais vivenciados em terreiro, inventando um outro “lugar” da religiosidade candomblé.

salva-29

O material em ferro – Ogum, e madeira – Oxóssi, recebeu nova formatação com a junção desses elementos e o uso da técnica da assemblagem, permitindo apresentar uma visão contemporânea de outras divindades dos cultos de matriz africana, valorizando o estilo deste representante da nova geração de artistas negros contemporâneos. Nascido em Salvador, Sérgio Soarez, 45 anos, é também um dos destaques do livro A Mão Afro-brasileira – Volume 2, organizado pelo também baiano, Emanoel Araujo, diretor do Museu Afro Brasil (SP).

salva-37 salva-36 salva-35 salva-33 salva-32 salva-31 salva-30 salva-28 salva-27 salva-26 salva-25 salva-24 salva-23 salva-22 salva-38

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: