//
Acrescente
Literatura

Kafka – 10 capas de “A metamorfose”

Voltar+
Bill Bragg.

“Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual
a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos”

Gregor Samsa sempre foi um dos mais preferidos personagens. Ele e Raskolnikov, de Crime e Castigo (Dostoiévski). Seguem dez das milhares de capas de suas edições. É interessante lembrar que Kafka morreu com 40 anos (1883 – 1924) e passou uma vida dos diabos, mesmo tendo pouco vivido.

Para mim e muitos conhecidos, ler A Metamorfose, assim como Memórias do Subsolo (também do escritor russo apontado acima), libertou um pouco da ojeriza mundana de ter que ser simplesmente obediente ou rebelde em relação à família e tradição.

No final deste post, tem um texto que parece auto-ajuda, mas diz bem do que é mesmo passar por transformações na vida. Aqui, você pode baixar o livro em PDF.

Lições em A Metamorfose de Kafka via Universia

1. Aparências não importam
Gregor se transforma em uma barata, e essa transformação faz com que sua família o repudie. Porém, Gregor percebe que a sua essência não mudou. Gregor ainda quer ser parecido com a sua família, se encaixar na sociedade e ser uma pessoa responsável. Isso nos ensina que as aparências não importam tanto quanto os seus valores. Seja sempre fiel às suas crenças e não tenha vergonha de quem você é.

2. Aceite as mudanças
Embora não fique satisfeito com o que aconteceu, Gregor aceita a metamorfose pela qual ele passou. Claro que ninguém ficaria satisfeito em transformar-se em uma barata, mas você deve estar preparado para as mudanças que possam acontecer na sua vida. Assim como Gregor, você deve aprender a aceitar as mudanças e lidar com as novas situações que elas trarão.

3. Faça o que você ama
Uma das interpretações para a metamorfose de Gregor é a de que a sua transformação seria fruto do seu desejo de deixar para trás um emprego que ele odiava. Logo, Gregor virou um inseto que não seria capaz de comparecer ao trabalho, por mais que ele quisesse continuar sendo um profissional responsável. A lição que você tira dessa interpretação é que você deve fazer o que você ama. Se algum aspecto da sua vida não está lhe fazendo bem, procure algo que possa garantir a sua felicidade.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: