//
Acrescente
Sons & Vibrações

BaianaSystem – Ao vivo

Release via site BAIANASYSTEM

SISTEMA BAIANO

NOSTALGIA DO FUTURO

BaianaSystem é um dos principais nomes de um movimento independente que busca resignificar a sonoridade da música urbana produzida na Bahia. Sob a influência dos sound systems o grupo se apropria do conceito de sistema como forma de amplificar não só o som, mas principalmente a essência das tradições populares. Esse sistema se manifesta no palco ou nas ruas, em casas de show, trios elétricos ou carros de som ambulantes, disseminando a música do Brasil ao Japão, sem fronteiras.

A sonoridade do grupo é fundamentada na guitarra baiana – instrumento elétrico de cordas criado na Bahia nos anos 40 – e na força da base percussiva característica de ritmos afro-latinos como frevo, pagode, samba-reggae, afoxé, kuduro, merengue, entre outros. Formam a banda os músicos Roberto Barreto (guitarra baiana), Russo Passapusso (voz) e SecoBass (baixo), mas por se tratar de um sistema, BaianaSystem vem ao longo de sua trajetória contando com a colaboração de diversos músicos, produtores e artistas.

Nos materiais gráficos, fotos e cenografia das apresentações o BaianaSystem, explora grafismos como forma de reverenciar manifestações populares da Bahia, como o Carnaval e as demais festas de largo, aclimatando o ouvinte em um universo onde som e imagem dialogam de forma harmônica e particular. Para personificar esse universo, o Baiana tem como emblema uma máscara, figura que conecta o público e torna-o parte integrante do sistema.

Desde o lançamento de seu primeiro álbum homônimo em 2010 e do EP Pirata (2013), que traz o hit “Terapia”, o BaianaSystem já se apresentou no New Orleans Jazz Festival, nos Estados Unidos; Global Fest em New York, no festival Fujirock no Japão, além de passagens pela Rússia, Dinamarca, China e França. No Brasil participou de festivais como o Brasil Rural Contemporâneo, em Brasília; o REC Beat em Pernambuco, fes três apresentações na Virada Cultural em São Paulo, além de passagens por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e principalmente Salvador, incluindo o carnaval de rua. No carnaval 2014, a banda atraiu mais de 8.000 pessoas em sua primeira aparição no circuito carnavalesco.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: