//
Acrescente
Agenda, Artes, Lá Fora, Música, Rio

Vinil é Arte & Paulinho da Viola | Circo Voador

Voltar+

21 de dezembro de 2012, fim do mundo. No palco do Circo Voador se apresentava Hermeto Pascoal. O grande mestre, rei Midas da sonoridade, ria da possibilidade da extinção enquanto dominava o último dia do Festival Sotaque Carregado, produzido pelo DJ MAM. Hermeto quando toca qualquer coisa, toca alguma coisa. Ele tem o dom sagrado de fazer haver qualquer objeto. Mais: desmaterializa qualquer coisa bruta e transforma em som. Sua perícia é analógica, precisa sempre de algo mecânico, mesmo que tenha sistemas eletrônicos. A força elétrica, na sutilidade da potência, precisa esbarrar em alguma situação para que haja reação, seja na fusão, seja na repulsão. E nesse ínterim de colisões, tudo acontece, principalmente o meio, o som. E dele, parte o resto.

Carlos Malta-2-2

Hermeto é um genuíno representando do mundo analógico – faz continuidade com o mundo. Entretanto, o cotidiano é cada vez mais suspenso, sem analogia e, sim, interrupção, fragmento, descontinuidade, hibridismo, sobreposição. O análogo se tornou uma categoria que complementa o tecido desterritorializado e descontínuo, é apenas um impulso, uma parte, um meio, talvez – e nisso tá sua importância e fundamento.

O coletivo Vinil é Arte é uma demonstração física e audível dessa reação ao exagero de um possível sublime. Pelo contrário, pelas trilhas analógicas dos LPs, os DJs desse projeto resgatam uma perícia humana para a sublimidade que parecia anunciada à morte. O ruído silencioso, a pesquisa que traz à tona aquilo que o digital não abarcou, a possibilidade do mecânico, tudo isso metrifica um valor que mesmo aparentemente se esvaindo, está cada vez mais se formando como uma necessidade do corpo orgânico e analógico que nos transporta pela vida.

Fundado há quase 12 anos em Juiz de Fora por Pedro Paiva, Tuta e Niggas a magia da rotação de um tempo mais de proza, contaminou os grandes cenários de nosso país. Da fronteira mineira partiu para São Paulo (DJs Niggas e Formiga), formou-se no Rio ( Tuta e MBgroove) e em BH, com Luiz Valente. Não foi exatamente apenas por uma força dos próprios iniciantes, mas sim, por uma necessidade do espírito de quem vive sim, no excesso, mas que precisa de uma ou várias doses de uma sensação que perpassa por todos os pontos que ligam o sentimento à razão, o silêncio e a vibração orgânica das células e músculos em movimento.

Vinil Hermeto-11

Essa providência de sentido fica evidente quando vemos que o Vinil é Arte foi convidado para abrir e fechar os shows de Hermeto e Caetano, agora, em março. No próximo dia 7, no mesmo Circo Voador, as rotações analógicas farão o movimento também do primeiro de dois shows que o mestre Paulinho da Viola fará na casa – repetindo uma dose que já acontecera em 2012.

Quem comandará as carrapetas será Tuta, um dos DJs que fundou o coletivo. Mineiro de Juiz de Fora, mas radicado há meia década no Rio, Tuta tem uma pesquisa de sonoridades regionais que abarcam os hibridismos (próprios e não praticados pelo digital) de nossas fragmentações naturais. Um país formado na miséria material, mas que construiu um patrimônio fonográfico que supera qualquer brilhantismo das letras. A dança, o ritmo e a sonoridade brasileira extrapolaram a necessidade de uma revolução linguística abrangente e datada pela escrita. É um escopo oral e sonoro que, aparentemente, havia se perdido por sucumbir tão efemeramente ao mercado, mas que pelo valor de espíritos que confiam na trajetória analógica como verve para a vida, pode ser recuperado e realçado pela consciência de produtores e do público para a importância fundamental da nossa história musical.

Vinil Hermeto-10

Garanta logo o seu ingresso para o show de Paulinho da Viola, dia 7 de junho, no Circo Voador e ganhe uma passada pela alma que vibra em nossa cultura e raramente toca sem fazer a memória coçar e o corpo pensar.

Vinil Go east Olinda-5-2 Vinil-6 Bom de camara-64

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: