//
Acrescente
Artes, Cultura, Música, Rio

Um liquidificador que dá fruto | DJ MAM

Voltar+

Rio - a interface do liquidificador cultural

Rio – a interface do liquidificador cultural | foto de Alex Saberi – http://www.alexsaberi.com/

Conta a lenda bíblica que em função de toda a discórdia e ódio humano, Deus em seu poder soberano de justiça, criou uma torre chamada Babel e a partir daquele momento, cada habitante da Terra passou a ter uma língua própria, indecifrável e distinta.

Entretanto, há cerca de quinhentos e poucos anos, Ele parece ter mudado de ideia e assim, mudou também o rumo das caravelas que buscavam às Índias e fez com que seus filhos aportassem em um solo bendito, onde o que se planta dá e o que se junta, acontece.

Esse, por sorte, com a modernidade, foi o país que o espírito escolheu para ser, então, a revolta contra o cartesiano e a divisão das ideias. Por mais que se lute cotidianamente contra as idiocrasias desse velho testamento que nos perturba, não há dúvida de que ligaram o liquidificar cultural e o fizeram nessas terras do cruzeiro.

Marco Aurélio Marinho, o DJ MAM, não só sente essa confluência em sua alma, como pratica em sua vida artística. Há anos construindo uma carreira musical de homenagens sensíveis aos ícones desse hibridismo – MAM é o autor da trilha oficial do Rio de Janeiro, “Oba RIO” e também da música-tema da comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor do Corcovado, “Redentor”, homenagem ao maior símbolo do país, ambas em parceria com o multi-instrumentista Rodrigo Sha, agora, lança o álbum “Sotaque Carregado” para confirmar através das faixas a tese de que o aparelho doméstico não admite um tom apenas. 

Escute e baixe o álbum – uma das características é essa: se não há origem, não há dono – é pra ser ouvido, vivido!

O repertório de MAM mistura com fineza e ritmo antropofágico pitadas e porções de ijexá, funk carioca, carimbó, tecnobrega, baião, coco, xote e samba de roda -, que se misturam aos beats globais do afrobeat, disco, reggae, dancehall, moombahton, dubstep, reggae e rock.

As faixas de “Sotaque Carregado” carregam nosso espírito com impressões que transcendem a música e nos move com o sincretismo religioso e de cotidiano, do carimbó do Pará ao funk carioca, da consciência do freestyle de BNegão aos beats da riqueza eletrônica. MAM não quer, inclusive, que a diversidade estacione apenas por aqui: “Desejo que a Caravela não somente retorne com a sua antropofagia aos colonizadores portugueses, mas também aos países de outros colonizadores de nossas terras como a França e a Inglaterra”.

No dia em que a Terra iria se encerrar, em 21 de dezembro de 2012, Amálgama Cultural esteve no Circo Voador e acompanhou a 1ª edição do Festival Sotaque Carregado, idealizado por MAM e que levou à cidade símbolo desse bolo gostoso que é o Brasil, grandes nomes da música instrumental contemporânea, como Hermeto Pascoal e Carlos Malta, além do Vinil é Arte, coletivo de resistência e consistência da cultura do vinil – um acervo cultural tão vasto e interessante que não há qualquer 0 e 1 que substitua.

Esperamos que o entendimento dessa relação orgânica seja percebido pelo andarilho no asfalto da cidade e pelo peregrino mongol, pelo político europeu e pelo magnata americano, pelo intelectual Argentino e pelo gari alagoano que vive no Rio. Talvez, só assim, possamos entender o novo momento do homem, do Brasil e nossa mística música que diz muito mais do que aquilo que toca nas rádios comerciais criadas apenas para aparelhar o velho modo cartesiano de se enxergar a vida. Que a paz chegue sem precisar encontrar com seu verso.

Carlos Malta

Vinil Hermeto-11

DJ MAM-27

DJ MAM

Discussão

3 comentários sobre “Um liquidificador que dá fruto | DJ MAM

  1. Bela matéria! Grato por participar! Abs sonoros!

    Publicado por DJ MAM | 16/03/2013, 9:46

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Amálgama Cultural - 04/06/2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: