//
Acrescente
Cultura, Filosofia, Natureza

What fux is A FOX?

Nos últimos meses tenho visto ilustrações e outras manifestações com essa personagem… o que me intriga é o seu significado. No popular, temos que quem é uma “raposa” sabe das coisas e arma por trás. Portanto, falta caráter ou algo assim. Da mesma forma, esse animal aparece em fábulas, aquela em que rouba os ovos da galinha, outra em que chama a mesma para ser o prato principal do jantar e a que desdenha a parreira de uva. Fora as outras em que se dá mal, justamente pelo comportamento de querer enganar os outros.


Bom, mas isso parece que é no Brasil, pelo menos. No Japão, ela é considerada um espírito da chuva e está ligada ao deus do arroz. Na China, simboliza a vida após a morte. Avistar uma é de alguma forma, ter um contato com o além. Já entre os celtas, a raposa é relacionada à sabedoria, uma espécie de guia para os homens. Por fim, nos Estados Unidos, ela encontra três versões: para os americanos colonizadores e de origem anglo-saxã, simboliza a longevidade e a proteção contra o mal. Para os nativos da América que ocupam a região norte, é vista como um nobre mensageiro. As tribos do sul, a veem como uma figura traquinas, com brincadeiras e truques com os humanos!

Ela também é uma espécie de mártir da luta contra o comércio de peles, nos direitos dos animais, pois foi a espécie mais explorada nesse segmento (sanguinolento) da moda.

Para Hendrix, era uma garota fogosa. Eu também penso assim, penso nela como uma imagem da mulher independente, sensual e inteligente, não necessariamente, mal-caráter. Acho até que tem misantropia na jogado, como se comparassem a raposa à mulher. Aquela coisa escrota de que ou são santas ou são safadas.

Viva as raposas!

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: TimeLine 001 | Imagens « Amalgama Cultural - 01/06/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: