//
Acrescente
Argentina, Internet, Jornalismo, Lá Fora, Música

Argentina #2 – Ensaio en Flores

Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2011 – 11/11/11

19h Argentina | 20h Brasil

Quinteto no famoso metro de Buenos Aires

Estamos no estúdio Armentia (Bogotá, 2678 Bis), que fica no bairro Flores. Enquanto escrevo este texto, o Quinteto São do Mato e Raoni Vidal ensaiam o espetáculo de amanhã, às 20h30, no Centro Nacional de La Música. O Imaginasom é um projeto que conjuga as qualidades musicais do Quinteto, a paixão do grupo pelo cinema e a projeção de imagens e recortes de filmes editados pelo VJ do coletivo Kinoia (RJ). Clássicos do cinema como “Tempos Modernos” ou de diretores referências para o Quinteto, como Emir Kusturica, fazem parte do set de Imaginasom.

Introduzido por Sol Colombres, o músico argentino Matias Vardé, sax, é o primeiro convidado a participar da turnê do São do Mato aqui na terra do tango. Nesse momento, o saxofonista entra em sintonia com o Quinteto, claro, tocando e preparando o bis de amanhã.

Matias Vardé participará do espetáculo Imaginasom

Por sinal, o local de ensaio é um dos mais aconchegantes que já pude presenciar. E os próprios integrantes do Quinteto também confirmam essa opinião. Chadas até brincou dizendo querer o projeto para construir um igual no Brasil. Não estamos espremidos entre caixas de ovos, nem suando desesperadamente, pelo contrário. Além de muito espaço, temperatura amena, ainda sobra lugar para um piano Selier e a projeção dos filmes.

A casa ainda abriga um outro local para ensaio. Segundo o gerente, um estúdio mais “brasileiro”, isso por que, as paredes são revestidas com fórmicas de madeira entre o amarelo e o bege e pintadas de verde. Além disso, um belo pátio, o bom e velho quintal, inspira e nos faz planejar planos de sessões de fotos. No meio da grande cidade de concreto, um espaço com árvores e sombra. Algo que lembra muito a casa do mato que, a essa altura, deve estar com suas “reservas” verdes, diminuindo.

Estúdio grande e bem equipado

Um espetáculo para amalgamar

O cinema é uma espécie de mundo interno libertado. Ele é um espelho para a alma, revelando em todos, sensações, emoções e ainda, trazendo conhecimentos e exemplos de vida para seus espectadores. Ao mesmo tempo, a música, a sonoridade, sua harmonia e efeito sublime no indivíduo, carregam em si uma energia que revela a expressão dos sentimentos e, sobretudo a alegria humana em celebrar a vida.

Mesmo no tempo em que as imagens não acompanhavam a captação de som, as trilhas sonoras estavam lado a lado com elas. Durante muito tempo, filmes eram exibidos em parceria com orquestras e bandas que entoavam a trilha musical ao vivo, nos mesmos locais de exibição. Assim, muito mais do que um show musical, Imaginasom tem como característica a completude do som pelas imagens, pelos signos e recortes de conteúdo que trazem consigo e transmitem ao público. Assistir ao espetáculo é perceber que a música além de ser ouvida, pode ainda, ser visualizada, traduzida em feixes de luz que se movimentam com o espírito humano.

Raoni Vidal - Coletivo Kinoia

IMAGINASOM – 12 de Novembro -20h

 Centro Nacional de La Música

México, 564 – San Telmo

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: