//
Acrescente
Argentina, Cultura, Jornalismo, Lá Fora, Música

Argentina #1 | São do Mato

Ufa, Conseguimos! A batalha para chegar até Buenos Aires foi mais longa do que se possa imaginar. Muito mais do que as duas conexões (São Paulo e Montevidéo), muito mais do que as duas horas sobrevoando a capital platina a espera de uma “vaga” no aeroporto, muito mais do que a troca de destino de última hora (fomos parar no Ezeiza com duas vans esperando no Aeroparque), conseguir sentir o aroma portenho foi vencer uma guerra diplomática e psicológica.

Foto tirada por Henrique Nogueira quando sobrevoávamos BA

O maestro do Quinteto São do Mato, Chadas Ustuntas, veio para o Brasil há 5 anos. Nesse período, um incidente fez com que ele ficasse sem seu passaporte turco. Às vésperas do embarque para os shows em BA, o documento ainda não havia sido entregue em seu endereço. A tensão passou a tomar conta de todos, afinal, eram quatro shows marcados, mais um recital do próprio Ustuntas na Argentina. Entramos em contato com o consulado em São Paulo e eles não tinham nada para nos falar, apenas que o passaporte havia sido enviado de Istambul para o Brasil. E para piorar, a Turquia estava no feriado sagrado de Ramadã.

Maíra Delgado e Márcio Guelber

Lágrimas, cabelos, esperanças, tudo se esvaía enquanto se aproximava o dia para o embarque. Entramos em contato com meio mundo e a informação de que a resposta poderia estar nos Correios foi importantíssima. Descobrimos que o documento fora entregue em um hotel, antigo endereço de um diplomata turco, em São Paulo. Apesar dessa informação, achar o passaporte realmente só foi acontecer no dia 9 de novembro, no dia anterior ao embarque. Chadas só teve acesso a ele, horas antes de subir no avião com destino à Argentina. Segundo o maestro, quando chegou ao consulado de seu país, os funcionários lhe contaram que movimentaram um efetivo gigantesco de contatos para, finalmente, encontrar o documento que havia sido extraviado. Alá esteve conosco!

Chadas e Nara

Depois de toda essa tensão, qualquer outra situação vai ser fichinha em Buenos Aires!!!

Hoje, o Quinteto terá um ensaio às 18h para  IMAGINASOM, que acontece amanhã na Casa Nacional de la Música.

JP & JK

Demos uma volta ontem à noite e vimos um poquito da beleza retrô das construções argentinas. Nestes dias, pretendo fazer alguns ensaios, não só pela emocionante arquitetura, mas também estarei à caça de manifestações urbanas como stickers e stencils que povoam boa parte do centro de Buenos Aires.

JP

Discussão

Um comentário sobre “Argentina #1 | São do Mato

  1. emocionante a saga! coisas que só acontecem com os mineiros e…um turco! muito bom!!!

    Publicado por Bruna dos Santos | 11/11/2011, 22:46

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Leia!

Tryoka Koletiva

Obvious

Sons & Vibrações

Blog de Fotografia

BLOG

%d blogueiros gostam disto: